Manifesto Pai 4.0
O que é o Pai 4.0?


Considerando que neste grupo quero promover reflexões para que possamos como pais e homens, discutirmos questões sobre nossa referência de masculinidade, a relação com os nossos pais, o que é ser homem, em um ambiente onde possamos nos sentir seguros, protegidos e amparados pelos colegas. Os encontros terão como referência os seguintes pilares:
1) Autoconsciência
2) Conhecimento científico e neurocientífico
3) Postura de guardião do lar
Dentro do pilar autoconsciência quero trazer dinâmicas que promovam uma maior percepção de si mesmos, através do conhecimento do seu roteiro de nascimento e primeira infância, sob o olhar da sua criança interior e não do que foi contado. E dessa forma levar uma consciência maior dos seus traumas, dores, condicionamentos, crenças, etc.
Dentro do pilar conhecimento trazer insights através de uma apresentação de conhecimentos científicos para que as posturas com relação à criação dos seus filhos não fique apenas no achismo e na crenças familiares herdadas através da sua ancestralidade.
E pra fechar, com relação ao pilar postura de guardião do lar penso em tratar temas que relacionam a promoção de um espaço de proteção e segurança para os filhos, o cuidar dos filhos (atividade que em nossa sociedade é muito atribuída as mães), o exercício da empatia e do amor incondicional, onde amamos os nossos filhos e se possível as esposas por quem eles são e não em função do atendimento das nossas expectativas.
Reforço que é objetivo promover um espaço onde os homens possam se sentir em um ambiente de segurança e proteção para que eles se sintam à vontade para trazerem suas maiores vulnerabilidade e fraquezas que em uma roda de bar não trariam. Às vezes não trariam com os seus melhores amigos. Acredito que dessa forma vamos poder nos conectar de um lugar mais profundo e criar uma comunidade sólida e concreta, numa irmandade que iremos todos sair melhores como pais e acima de tudo como homens. Entendo que quando expomos as nossas vulnerabilidades que inicialmente podem significar uma fraqueza, se estivermos em um ambiente que nos sentimos protegidos e seguros, saímos mais fortalecidos e imponderáveis.
Idealizo também que esses encontros possam acontecer periodicamente e que ao decorrer do tempo venha agregando cada vez mais novos membros. Quero que seja uma comunidade permanente. Os membros dessa comunidade de Pais 4.0 serão chamados de GUARDIÕES.
A ideia é que em um futuro próximo, a medida que os Guardiões se sintam capazes, que eles comecem a assumir projetos, dentro das suas experiências, vivências e conhecimentos para ajudar outros pais, assim como fortalecer a irmandade, onde todos se sentirão pertencentes e responsáveis pela comunidade.
Desde já agradeço pela sua preciosa contribuição.
Redes Sociais
Neurociência e autoconsciência.
Suporte ao exercício da parentalidade consciente, da concepção ao primeiro setênio.
SITE EM CONSTRUÇÃO